#01 – para ouvir sobre mulheres na história

Para ouvir é um quadro semanal onde indicamos podcasts e episódios que falam sobre mulheres na história. Nesta primeira edição, trouxemos 03 indicações: Toda semana vamos indicar episódios que falam sobre mulheres na história. Tem algum pra indicar? Manda pra gente! contatoasminanahistoria@gmail.com

Para ouvir é um quadro semanal onde indicamos podcasts e episódios que falam sobre mulheres na história. Nesta primeira edição, trouxemos 03 indicações:

  1. O que há num nome”, da Radio Novelo, fala sobre documentos que mostram como um erro de transcrição nos levou a durante anos errar os nomes dos líderes dos Palmares, uma pesquisa de historiadora Silvia Hunold Lara. Além de contar sobre filologia, uma área que trabalha sobre a história dos textos. 

    Clique para ouvir no Spotify.

  2. São as mulheres inimigas naturais dos livros?” é o primeiro episódio do Lombada, podcast do Clube do Livro do Design. A designer Tereza Bettinardi nos conta sobre histórias de mulheres envolvidas na publicação de livros. Com depoimentos da escritora Heloisa Teixeira, da escritora e tradutora Stephanie Borges e integrantes da Mordida Gráfica, de BH. O episódio também tem como base o livro “Inimigas naturais dos livros”, traduzido e publicado pelo Clube do Livro e que busca contribuir para ampliar perspectivas sobre a história do design gráfico sob um ponto de vista de classe e gênero. 

    Clique para ouvir no Spotify.

  3. E se a gente olhasse as nossas avós como mulheres históricas? O podcast “Cada Estampa uma História“, do Jardim Miriam Arte Clube, traz uma série de histórias e trajetórias de avós, contadas e enviadas por seus netos. O projeto em parceria com As Mina na História e a Coletiva Expresso Periférico, nos convida a olhar para nossas avós como mulheres históricas, pois com a trajetória delas, se pode aprender muito sobre classe, raça e gênero. Participe! Envie seu relato em áudio ou texto para o whatsapp (11) 91690-4470 ou para o email oficinasjamac@gmail.com.

    Clique para ouvir no Spotify.

Toda semana vamos indicar episódios que falam sobre mulheres na história. Tem algum pra indicar? Manda pra gente! contatoasminanahistoria@gmail.com

Tags:

Deixe um comentário