A mulher que inventou o Kakebo:
Kakebo é uma técnica de poupança tradicional japonesa: uma agenda financeira, recheada de tabelas onde se pode anotar os gastos e as despesas.
Motoko Hani (Japão, 1873–1957) fez parte da primeira geração de mulheres do instituto feminino de ensino superior de Tóquio, tornado-se a primeira jornalista do Japão.
Motoko Hani fundou a Jiyû Gakuen, uma escola feminina de ensino livre que advogava a liberdade, identidade e independência da mulher. Como jornalista, em 1903, criou aquela que é ainda hoje a revista feminina mais antiga do país, Fujin no tomo (A companheira da mulher), através da qual incentivou as leitoras a registrar sempre as suas receitas, despesas e poupanças.
O primeiro Kakebo foi publicado em 1904, numa época em que poucas mulheres trabalhavam fora e eram responsáveis única e exclusivamente na criação dos filhos e no gerenciamento do dinheiro e despesas de suas famílias. As mulheres também eram responsáveis pelo Okozukai (お小遣い), uma espécie de mesada entregue aos maridos mensalmente.
O Kakebo, tornou-se então em uma espécie de guia de bolso para as donas de casa japonesas, onde anotavam todas as despesas da casa. Mesmo nos dias de hoje, o Kakebo é uma ferramenta muito eficaz para o controle de finanças domésticas. Não é a toa que tornou-se um best seller, vendendo cerca de um milhão de exemplares todos os anos no Japão.
VIA: http://www.japaoemfoco.com/conheca-a-tecnica-japonesa-kakebo-e-organize-a-sua-vida-financeira/