Jeanne Gang, arquiteta estadunidense graduada pela Universidade de Harvard, é reconhecida internacionalmente por um processo de desenho que integra as relações entre indivíduos, comunidades e ambientes.
Fundadora do Studio Gang, seu trabalho procura alternativas para a arquitetura das metrópoles superpopulosas da atualidade com o uso de novas tecnologias, o que rendeu-lhe o status de “starchitect”. Em 2016, recebeu o prêmio de “Arquiteta do Ano” pelo The Architectural Review.
A Aqua Tower of Chicago, com 86 pisos, construído entre 2007 e 2009, é uma de suas principais obras. Na mesma direção, o Vista Tower, ainda em construção, em Chicago, será o terceiro edifício mais alto da cidade e abrangerá um hotel e residências. O Arcus Center for Social Justice, criado em 2014, em Michigan, foi projetado para ser ativado pela luz do dia, e proporcionar ambiente um pouco mais informal do que usual. Por sua vez, o Nature Boardwalk, no Lincoln park zoo, de 2010, em Chicago, é uma de suas obras a buscar a coexistência da natureza e da cidade.
Para saber mais: studiogang.com
e: undiaunaarquitecta.wordpress.com/2015/…/22/jeanne-gang-1964/
[pesquisa e texto de Alex Cassells, Jessica Benítez, Katherin Rincon, Nathalia Tischner]
[realizado na oficina “A [in]visibilidade das mulheres na arquitetura”, CAU UNILA, 2017]
Publicado originalmente na página In_visibilidad De La MUJER En La Arquitectura , no dia 9 de março de 2017.