Dois contos de Juana Manuela Gorriti

Juana Manuela Gorriti nasceu no dia 16 de julho de 1816, em Salta, Argentina.
Autora de histórias, romances, contos de viagens, biografias e memórias. Escreveu seu primeiro romance, “La Quena”, aos dezoito anos de idade. Publicou cerca de setenta obras de ficção ao longo da vida.  Publicou também um livro de receitas culinárias, em que recupera a gastronomia típica argentina e, mais especificamente, de Salta. Viajava de um lado para o outro entre Lima e Buenos Aires, tornando-se uma notável figura literária em ambas as cidades. “Curiosamente, na Bolívia, ainda hoje as empanadas são chamadas de salteñas, devido à passagem de Juana Manuela no país, famosa por seus quitutes culinários, antes mesmo de lançar Cocina eclética (1890), no qual recupera a cultura e a história de sua terra, não se trata apenas de uma seleção aleatória de receitas e, sim, de um estudo cuidadoso de pratos significativos na história de um povo.“¹

Ficou conhecida não somente como escritora, mas também como uma heroína de guerra. Durante o cerco espanhol do Porto Callao, ajudou os soldados feridos e participou da resistência militar, e por isso ganhou a Estrella 2 de Mayo, a mais alta honra militar do governo peruano. Juana faleceu em 1892, aos 76 anos de idade.

Em 2017, foi lançado a primeira publicação do seus contos em Português. “Contos: Juana Manuela Gorriti“, lançado pela Editora LiberArs, surgiu do trabalho do professor Artur Emilio Alarcon Vaz, com seus estudantes de Letras – Espanhol da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O livro está disponível para compra física no site da editora.  Disponibilizamos aqui dois dos contos publicados no livro:

 

 

 

 

 

 

¹ (Gorriti, uma pena argentina feminina, Joselma Noal, em “Contos – Juana Manuela Gorriti”, 2017, Editora LiberArs)

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: