As colagens feministas de Mary Beth Edelson

 

article00.jpg

Em 1933, nascia Mary Beth Edelson em East Chicago, IN, durante a depressão econômica mais grave do mundo. Edelson nasceu em uma família de ativistas que possuíam a força e a coragem necessárias para promulgar mudanças .

Nunca pareceu haver um tempo na vida de Edelson onde ela não estava focada na arte. Projetando jogos para  High School, fazendo exame de classes no Instituto de Arte de Chicago, ou trabalhando em seu estúdio.

Edelson este sempre envolvida com arte e ativismo, esteve no centro do Movimento Feminista de Arte, na década de 1970. Em 1972, Edelson, entre outras, organizou a primeira Conferência Nacional para Mulheres em Artes Visuais em Washington, DC.

Women Artist 003
algumas mulheres artistas americanas vivas / última ceia, 1972

Seus cartazes e colagens homenageiam as mulheres que tomaram o poder inicial, a o coletivo e a ação necessária para construir uma comunidade sustentável que se tornou a espinha dorsal do movimento feminista no mundo da arte. Celebradas na série de cartazes “Morte do Patriarcado”, ambas são da Heresias, um coletivo feminista que publicou a revista Heresies sobre arte e política e AIR, a primeira galeria de arte feminista em Nova York.

 

 

edelson-death-of-the-patriarchy.jpg
Morte ao patriarcado / A.I.R (primeira galeria feminista), 1976
patriarchy.jpg
Morte do patriarcado/Heresies, 1976

 

Decidida a usar seu corpo como arte política, lançou uma série de fotografias/colagens transcendentes. Edelson afirma que a deusa é “uma metáfora interiorizada e sagrada para uma compreensão ampla e generosa da sabedoria, do poder e do universo eterno” (Patin & McLerran, 61). Ao retratar Deusas em seu trabalho, estava recuperando sua identidade feminina e retratando-a como uma força poderosa e sagrada.

2caed9143e94f6209afab8117dd00574.jpg

11214988_1.jpg

tumblr_ln7wpbeiqg1qiqvkao1_500.jpg

http://www.marybethedelson.com/photos.html

Na sociedade, quando as mulheres são mostradas nuas, geralmente se destina a provocar uma “resposta sexual”, porém este não é o caso no trabalho de Edelson. A nudez retratada na arte de Edelson é destinada a ser uma maneira para as mulheres a recuperar seus corpos e possuir sua nudez. Não é sexualizado. É uma declaração poderosa da identidade livre, natural e poderosa de uma mulher. Em ambas as imagens mostradas acima, Edelson sobrepõe objetos e imagens sobre seu rosto para chamar mais atenção para o corpo.

images.jpeg

bih10.jpeg

No site de Mary você encontra Performances, Colagens, desenhos, fotografias e toda sua arte: http://www.marybethedelson.com/

20111121044244-10--11.21.jpg

f9246b9f85fda743b6e8fc65ea3a781c.jpg

tumblr_m7qwq262do1qkgyddo1_500.jpg

referências:

https://charlyfap.wordpress.com/feminist-artist/

http://www.marybethedelson.com/essay_timeline.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s