Mariana Abramovic

MARINA ABRAMOVIC, a pioneira no uso da performance como forma de arte visual.

Natural de Belgrado, Jugoslávia, Marina estudou na Academia de Belas Artes e começou sua carreira nos 70. O corpo é o seu tema, meio e forma de explorar os limites físicos e mentais do ser humano. Conhecida por ser colocar em situações extremas, ao longo de sua trajetória artística, já se esfaqueou, tomou drogas parainduzir o estado de catatonia e de espasmos, ficou sob a mira de uma arma carregada, foi cortada, espetada e desnuda pelo público e desmaiou no centro de uma estrela em chamas por falta de oxigênio.

Essa foto é da performance “Rhythm 0” (1974), na qual Marina se propôs a ficar 6 horas imóvel e colocou á disposição em uma mesa do seu lado 72 objetos que poderiam ser usados para agradar ou destruir, incluindo desde flores, penas, azeite, uma faca e uma arma carregada. Ela convidou os visitantes do Morra Arte Studio, em Nápolis (Itália), a utilizá-los em seu corpo da forma como desejassem.

O público, inicialmente parado, pouco a pouco começou a escolher objetos e a ferir a artista. Ao longo das seis horas de duração da performance, suas roupas foram cortadas, seu peito foi perfurado com espinhos de rosa e uma arma carregada foi apontada para sua cabeça.

Essa performance mostrou como é fácil desumanizar uma pessoa que não pode se defender, e é particularmente poderosa porque desafia o que achamos que sabemos sobre nós mesmos.

“A experiência que eu aprendi foi que… se você deixar a decisão para o público, você pode ser morta… Eu me senti muito violada. Cortaram minhas roupas, enfiaram espinos de rosas na minha barriga, uma pessoa apontou a arma para a minha cabeça, e outra tirou a arma de perto. Isso criou uma atmosfera agressiva. Após exatamente 6 horas, como planejei, eu me levantei e comecei a andar em direção ao público. Todos fugiram correndo, escapando de um confronto real.”

Deixe um comentário

