Maria Anna Mozart era uma grande instrumentista, mas foi impedida pelo machismo

Nascida em Salzburgo, no dia 30 de Julho de 1751. Apelidada de Nannerl, foi uma musicista na Europa do século XVIII. Ela era a irmã mais velha de Wolfgang Amadeus Mozart. Aos sete anos iniciou os estudos de teclado com seu pai.
Ela sempre tocava nas turnês do seu irmão, em cidades como Viena e Paris. No início, Nannerl ganhava grande audiência e era reconhecida como uma excelente tecladista, tendo tanto talento quanto seu irmão Wolfgang. Contudo, devido a opinião dos pais e os costumes sociais da época, Maria foi impedida de seguir a carreira.
Depois de 1769, não foi mais permitido que ela demonstrasse o seu talento nas viagens junto a seu irmão, visto que ela já tinha alcançado idade para se casar. Enquanto o pai deles, Leopold, acompanhava Wolfgang em turnês pela Europa, Nannerl era deixada em casa para costurar e procurar um marido.

Quando Wolfgang Mozart mal andava, Nannerl era seu ídolo. Manyard Solomon (autor de biografias de Mozart) escreve: “…aos três anos, Wolfgang se inspirou em música observando seu pai a dar aula a Marianne. Ele queria ser como ela.”

Marianne casou-se com um rico magistrado, Johann Baptist Franz von Berchtold zu Sonnenburg, em 23 de Agosto de 1783 e foram morar em Sankt Gilgen, uma vila na Áustria. Sonnenburg já era duas vezes viúvo e tinha cinco filhos dos seus dois casamentos anteriores. Além de ajudar a cuidar dos filhos de Sonnenburg, Marianne teve com ele três filhos: Leopold Alois Pantaleon, Jeanette e Maria Babette.

Após a morte de seu marido, em 1801, Marianne retornou a Salzburgo acompanhada de dois filhos e mais quatro filhos adotivos e lá trabalhou como professora de música.
Nos últimos anos, a saúde de Marianne deteriorou-se muito e ela ficou cega em 1825. Marianne faleceu no dia 29 de Outubro de 1829.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s