Nascida em Salzburgo, no dia 30 de Julho de 1751. Apelidada de Nannerl, foi uma musicista na Europa do século XVIII. Ela era a irmã mais velha de Wolfgang Amadeus Mozart. Aos sete anos iniciou os estudos de teclado com seu pai.
Ela sempre tocava nas turnês do seu irmão, em cidades como Viena e Paris. No início, Nannerl ganhava grande audiência e era reconhecida como uma excelente tecladista, tendo tanto talento quanto seu irmão Wolfgang. Contudo, devido a opinião dos pais e os costumes sociais da época, Maria foi impedida de seguir a carreira.
Depois de 1769, não foi mais permitido que ela demonstrasse o seu talento nas viagens junto a seu irmão, visto que ela já tinha alcançado idade para se casar. Enquanto o pai deles, Leopold, acompanhava Wolfgang em turnês pela Europa, Nannerl era deixada em casa para costurar e procurar um marido.

Quando Wolfgang Mozart mal andava, Nannerl era seu ídolo. Manyard Solomon (autor de biografias de Mozart) escreve: “…aos três anos, Wolfgang se inspirou em música observando seu pai a dar aula a Marianne. Ele queria ser como ela.”

Marianne casou-se com um rico magistrado, Johann Baptist Franz von Berchtold zu Sonnenburg, em 23 de Agosto de 1783 e foram morar em Sankt Gilgen, uma vila na Áustria. Sonnenburg já era duas vezes viúvo e tinha cinco filhos dos seus dois casamentos anteriores. Além de ajudar a cuidar dos filhos de Sonnenburg, Marianne teve com ele três filhos: Leopold Alois Pantaleon, Jeanette e Maria Babette.

Após a morte de seu marido, em 1801, Marianne retornou a Salzburgo acompanhada de dois filhos e mais quatro filhos adotivos e lá trabalhou como professora de música.
Nos últimos anos, a saúde de Marianne deteriorou-se muito e ela ficou cega em 1825. Marianne faleceu no dia 29 de Outubro de 1829.

Anúncios