Laélia de Alcântara

Nascida em Salvador, 7 de julho de 1923, formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1949.

Foi transferida no mesmo ano para o Acre, que na época contava com apenas seis médicos. Lá especializou-se em atendimentos nas áreas de obstetrícia e pediatria, além de lecionar puericultura na Escola Normal de Rio Branco. Era conhecida como “mãe dos pobres” por sua presteza e dedicação aos mais carentes. Foi também presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre, secretária de Saúde entre maio e setembro de 1987, no governo Flaviano Melo, e integrante do Parlamento Latino Americano, onde apresentou diversas proposições para melhorar o antigo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social.

Laélia foi a primeira negra a ocupar uma cadeira de senadora da República no Congresso Nacional. Ela representava o estado do Acre pelo PMDB. Ao ser efetivada, Laélia tornou-se a terceira senadora da História do Brasil. Antes dela, Eunice Michilles, do Amazonas, foi a primeira mulher a assumir uma cadeira no Senado, em 1979. Mas nossa primeira senadora, por direito dinástico durante o Império, foi a Princesa Isabel.

Em sua passagem pelo Congresso Nacional, Laélia de Alcântara posicionou-se contra o racismo e contra o aborto, devido à sua formação católica. Também apresentou emendas permitindo o ingresso de mulheres na Força Aérea Brasileira.

Parou de atuar na Medicina e na política por razões de saúde e morreu no Rio de Janeiro em 30 de agosto de 2005, de falência múltipla dos órgãos.

Fontes: Wikipedia e primeirosnegros.blogspot.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s