Kathrine Switzer: a maratonista que mudou o mundo da corrida para as mulheres

Kathrine Switzer: a maratonista que mudou o mundo da corrida para as mulheres, em 1967. Nascimento: 5 de janeiro de 1947 (69 anos), Amberg, Alemanha Kathrine desafiou as regras quando tornou-se a primeira mulher a correr uma maratona, uma prova, até então, exclusiva para homens. Ela entrou na prova com o nome de KV Switzer…

Kathrine Switzer: a maratonista que mudou o mundo da corrida para as mulheres, em 1967.

Nascimento: 5 de janeiro de 1947 (69 anos), Amberg, Alemanha

Kathrine desafiou as regras quando tornou-se a primeira mulher a correr uma maratona, uma prova, até então, exclusiva para homens. Ela entrou na prova com o nome de KV Switzer e cruzou a linha de partida com o número 261 como um corredor do sexo masculino.
Durante o percurso, um dos integrantes da organização tentou pegar o número dela à força e ao mesmo tempo tentou empurrá-la para fora da corrida, enquanto dizia: “saia já da minha corrida e me dê esse número!”.
O namorado de Katherine e outros corredores que a acompanhavam trataram de expulsar o juiz e a escoltaram durante o resto do percurso.
“Tudo ficou silencioso, ninguém dizia nada, e eu olhei para meu treinador e disse: vou terminar essa corrida nem que seja com minhas mãos e joelhos”, “Se eu não acabar essa corrida, vão dizer que as mulheres não são capazes, sou obrigada a acabar essa corrida”, recorda Kathrine.
Ela conseguiu terminar a corrida com um tempo de 4 horas e 20 minutos.

Via: Imagens & História

Deixe um comentário