Já sonhou com uma escola onde não há séries, ciclos, turmas, anos, manuais, testes e aulas?

Uma escola que faça o aluno ter autonomia e desejo de aprender? Uma escola sem padrões tradicionais, sem pensar em preparar o aluno apenas para o vestibular?

Então, essa escola existe.  A Escola da Ponte é uma escola pública do município de Santo Tirso, próxima à cidade do Porto, em Portugal.

Desde 1976, a escola de ensino básico não segue um sistema baseado em seriação ou ciclos e seus professores não são responsáveis por uma disciplina ou por uma turma específica. As crianças e os adolescentes que lá estudam definem quais são suas áreas de interesse e desenvolvem de pesquisas, tanto em grupo como individuais.

Não há salas de aula, e sim espaços educativos,  onde cada aluno procura pessoas, ferramentas e soluções. Eles possuem um cronograma de matérias que precisam ser estudadas em até 15 dias, e se tornam responsáveis para fazer na ordem que quiserem.

Além dos professores, os alunos tiram suas dúvidas com os outros colegas. Sem aquele pensamento de competição,  a Escola da Ponta é baseada em três grandes valores: a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade.

Esse vídeo da JoutJout fala um pouco sobre a dinâmica da escola:

Oferecido anualmente no Brasil, o curso online FAZER A PONTE oferece para quem tem interesse, a oportunidade de conhecer melhor como funciona a Escola da Ponte, sua metodologia e prática educativa, com especial atenção aos aspectos relacionados ao desenvolvimento da autonomia, da motivação, da disciplina e da avaliação dos alunos.
O curso é totalmente ligado aos professores da Escola da Ponte, coordenados pela profa. Ana Moreira (atual coordenadora da escola). A coordenação geral e tutoria do curso é com o prof. Wilson Azevedo.

O público-alvo são educadores em geral, professores da rede pública e/ou privada de nível fundamental ou médio, estudantes de Pedagogia/Licenciaturas, profissionais da educação ou qualquer pessoa que tenha interesse em uma educação libertadora.

Mais corre, que o curso começa no dia 07 de novembro!

Acesse o site e leia mais: http://www.aquifolium.com.br/educacional/ponte/

 

Quer saber mais?

A Escola com que Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir, Rubem Alves, 120 págs., Ed. Papirus.

Quando Eu For Grande, Quero Ir à Primavera, José Pacheco, 109 págs., Ed. Didática Suplegraf.

Sozinhos na Escola, José Pacheco, 115 págs., Ed. Didática.

https://www.facebook.com/escolabasicadaponte/

Referências:

http://novaescola.org.br/conteudo/335/jose-pacheco-e-a-escola-da-ponte

Escola da Ponte radicaliza a ideia de autonomia dos estudantes

Anúncios