Se você é fã dos Smiths, já deve ter se deparado com a capa de “Louder Than Bombs”.  Mas você sabe quem é a mulher da foto?

Shelagh-Delaney-010.jpg

Shelagh Delaney, nasceu no dia 25 de novembro de 1938 em Salford, Manchester, norte da Inglaterra, escreveu aos 18 anos a peça “A Taste of Honey” (Um Gosto de Mel), que conta a história de uma jovem proletária que engravida de um marinheiro negro, para então encontrar consolo ao lado de um estudante de arte homossexual. A obra foi revolucionária e acabou trazendo à tona diversos assuntos restritos na época, como racismo e homossexualidade.

A peça estreou em Londres quando a autora ainda era adolescente.

Em 1961, a obra foi adaptada para o cinema, também com sucesso, e rendeu o Bafta (equivalente britânico ao Oscar) para Delaney e para o corroteirista Tony Richardson. [A personagem Jo é interpretada no filme pela atriz Rita Tushingham, que aparece na capa do single “Hand in Glove” e do vídeo de “Girlfriend in a Coma”.]

A peça original inspirou as músicas “A Taste of Honey” e “Your Mother Should Know” gravadas pelos Beatles.

Em declarações à NME em 1986, Morrissey disse: “Eu nunca fiz nenhum segredo do fato de que pelo menos 50 por cento da minha razão de escrita pode ser atribuída a Shelagh Delaney.”

Em 1985, fez sucesso com “Dançando com um Estranho”, contando a história de Ruth Ellis, última mulher a ser enforcada na Grã-Bretanha, em 1955.

No mesmo ano, Shelagh foi eleita membro da Royal Society of Literature.

Morrissey usou trechos da sua peça “A Taste of Honey” nas músicas: Hand In Glove, Reel Around The Fountain, This Night Has Opened My Eyes, Shoplifters Of The World Unite e Alma Matters.

Ela faleceu em 2011, aos 72 anos de idade, de câncer de mama e insuficiência cardíaca.

Shelagh também está na capa do single Girlfriend in a coma (1987)

41.jpg

 

Quer saber mais sobre mulheres nas capas da banda? Leia nosso outro texto > “As Mulheres Nas Capas dos Smiths“, publicado na NOO.

AS MULHERES NAS CAPAS DOS SMITHS

Anúncios