“If you hold a stone, marinheiro só…”
Caetano compôs essa música em 1971, uma homenagem para Lygia Clark, pintora e escultora brasileira.
“If you hold a stone” se refere a obra Pedra e Ar (Stone and Air), de 1966.
Eles se conheceram em Paris, e jantaram no chão do apartamento de Lygia.
Já no Brasil, Caetano participou da “estruturação do self”, um tipo de psicoterapia criada por Lygia, que misturava arte e sensações. Objetos específicos de sensorialidade tátil. Como por exemplo sacos de água, areia, coisas com peso e texturas diferentes. Eram colocados sobre os corpos e estabeleciam uma significação na relação com o corpo através de uma linguagem específica do corpo. “Você dá significado aos objetos, você dá significado ao seu corpo e à sua própria vida. Essa é, em síntese, a experiência da Estruturação do Self” dizia, Lygia.
Lygia Clark, mineira de Belo Horizonte, nascida em 1920, é considerada a fundadora do neoconcretismo. Nos anos 1940, estava no Rio de Janeiro e estudou com Roberto Burle Marx. No início dos anos 1950, viajou para Paris. Ao retornar ao Rio de Janeiro, foi uma das fundadoras do Grupo Frente, em 1954.
Lygia, aos poucos, trocou a pintura pela experiência com objetos tridimensionais. Após 1976, voltou-se para experiências corporais em que materiais estabeleciam relação com os participantes. Lygia integrava o corpo à arte, de forma individual e coletiva.
Com a série “Bichos”, a partir de 1960, ela inicia uma verdadeira subversão da arte: 1º) propondo que o objeto de arte não seja apenas visto, mas também tocado; 2º) introduzindo os outros sentidos do espectador na cena artística; e 3º) incluindo-o na própria criação, não mais como observador, mas como sujeito co-autor da obra.
Lygia faleceu de ataque cardíaco em abril de 1988.
Algumas de suas obras:
Baba Antropofágica, 1973
“Máscara Abismo”
“O eu e o tu”
Ouça:
Deixe um comentário