Harriet Tubman será impressa na cédula de US$20, após uma campanha feita pela ONG Women on 20s, que pediu ao Presidente Barack Obama para trocar o retrato.
Harriet foi escolhida por mais de 600 mil jurados. Entre as indicadas estavam Eleanor Roosevelt (embaixadora e ativista dos Direitos Humanos e mulher de Franklin Roosevelt), que ficará estampada nas notas de US$5, e Rosa Parks (ativista do movimento negro, ela se negou a ceder lugar a brancos em um ônibus, em 1955. Foi detida e levada para prisão. O episódio acendeu a chama pela luta dos direitos dos negros.)

Harriet Tubman nasceu escrava, em Maryland, 1822. Em 1849, ela fugiu para a Filadélfia e depois retornou para resgatar sua família. Foram mais de treze viagens e mais de 300 escravos libertos. Quando a Guerra Civil americana começou, Tubman trabalhou para o Exército, primeiramente como uma cozinheira e enfermeira e, depois, como espiã. Primeira mulher a liderar uma expedição armada na guerra, ela guiou o ataque no rio Combahee, que resultou na liberação de setecentos escravos. Foi ativa no movimento sufragista feminino até ser tomada por doenças e ter de se internar numa clínica para idosos afro-americanos que ela havia ajudado a abrir anos antes. Depois de sua morte, em 1913, tornou-se um ícone americano de coragem e liberdade.
Harriet substituirá Andrew Jackson, o sétimo presidente dos Estados Unidos (1829 a 1937). O design da nota deve sair em 2020.
No Brasil, a primeira mulher a figurar em uma cédula foi a Princesa Isabel, lembrada por assinar a Lei Áurea.
A cédula circulou de 12/02/67 até 30/06/72.
Cecília Meireles estampou a cédula de 100 Cruzados Novos.
Na face principal, um desenho feito por Cecília, ao lado de alguns manuscritos de “Cânticos”. No verso, representações do mundo infantil. A cédula tinha desenhos que representavam os estudos e as pesquisas da autora sobre folclore, músicas e danças populares. Ficou em circulação de 19/05/89 até 30/09/92
No México, o casal de pintores, Frida Kahlo e Diego Rivera divide a nota de 500 pesos. Ele aparece na frente e ela estampa as costas da cédula.
Na Argentina, Evita Perón, atriz e líder política argentina, está representada na nota de 100 pesos.
A cientista Marie Curie, já foi homenageada na cédula de 20 mil zloty poloneses. A nota circulou entre 1989 e 1995.
No Israel, a nota de 10 shequel, de 1985 a 1999, representou Golda Meir, a única mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra até hoje.
No Uruguai, a nota de mil pesos leva o rosto de Juana de Ibarbourou, escritora e poeta.
Deixe um comentário