Fui em uma visita escolar conhecer a Casa da Moeda. Descobri que lá também é produzido selos, dinheiro argentino, medalhas e afins.

Eles nos mostraram todo o processo de produção de moedas e cédulas. As duas partes são dividas e a gente consegue ver todas as partes da fábrica por um corredor com janelas de vidro.

A cédula passa por VÁRIAS etapas, que você pode conhecer melhor clicando aquimas em meio a visita e as explicações, um setor me chamou a atenção, pois era nítido o que essa parte tinha de diferente: só havia mulheres.

A explicadora que nos acompanhou disse que era o Setor de Crítica, onde mulheres conferem a impressão das cédulas, procurando manchas, rabiscos e outras falhas. Quando encontram defeitos, colocam as notas problemáticas no triturador. Basta um pequeno erro, ainda que localizado em apenas uma cédula, para inutilizar uma folha de papel inteira contendo 50 notas impressas. Ela explicou também que existe uma máquina que faz a mesma função, só que a máquina já deixou passar erros.

As mulheres têm um carinho maior, são mais perfeccionistas no que fazem. Historicamente este setor, de inspeção das notas, emprega mulheres. Tentamos colocar homens mas não deu certo.

Depois de passar por esse setor, as notas são numeradas e seguem o restante do processo, já perto do fim.

3242.6021-Departamento-Critica-Casa-da-Moeda

OK, um setor só de mulheres, mas o que me incomoda são esses termos “mulheres são detalhistas, perfeccionistas e atentas”, porque eu, como mulher, não sou nem um pouco atenta e muito menos percebo detalhes. Alguns de meus amigos homens percebem mais detalhes do que eu… então por que, por que essa generalização e esse esteriótipo em cima das mulheres? É como se dissessem que existe um cérebro feminino e outro masculino, algo que eu acho estranho, por que se fosse assim deveria existir um figado feminino e outro masculino, né?  Não estou julgando a empresa, não estou dizendo que o setor é errado. É realmente uma dúvida que me surgiu e não sei como soluciona-la. O que você acha?

 

